20/11 – Dia da Consciência Negra | Sindsef-SP promoveu um dia de atividades para celebrar a data
A sede do Sindsef-SP se transformou em um festivo quilombo, na quarta-feira de 20 de novembro último, data em que celebramos o Dia da Consciência Negra.
Houve rodas de conversas acompanhadas de oficinas temáticas:
– Produção de xequerê: instrumento musical de percussão criado na África;
– Produção de bonecas africanas: produzidas a partir da reciclagem de garrafas;
– Confecção de bolsas de juta: aprenda a confeccionar belíssima bolsa de juta com detalhes coloridos.
No final da tarde, uma sessão do CineSef exibiu o filme Os Panteras Negras – que conta a história de resistência dos negros americanos que se organizaram para defender a população negra da violência policial. Na sequência para encerrara a atividade, ocorre um debate sobre o filme e a situação da violência policial no Brasil, que encarcera e/ou mata a juventude negra.
Sindsef-SP conquista antecipação de tutela e garante o feriado do Dia da Consciência Negra para os servidores
A Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindsef-SP conquistou o direito ao gozo do feriado de 20 de novembro – Dia da Consciência Negra. A decisão (clique aqui), publicada no final do dia 19, garantiu a suspensão do expediente em todas as repartições públicas federais nos municípios em que tenham Lei Municipal prevendo o dia 20 de novembro como feriado.
Diante do comunicado que circulou em alguns setores do funcionalismo exigindo expediente normal no dia 20 de novembro e impedindo o descanso, mesmo nas cidades onde há lei instituindo o feriado, o Sindsef-SP ajuizou uma ação solicitando o reconhecimento da data.
Veja abaixo as fotos do dia 20:
Faça um comentário