No Carnaval do “Fora Temer” vamos nos preparando para lutar no dia 19!

Muita festa, mas infelizmente a alegria não é proporcional. O povo está desempregado, sem perspectiva e com fome! A esperança diminui a cada nova mentira dos governantes na TV. Ninguém aguenta mais! Entre um samba e outro, atrás do trio elétrico ou caminhando e cantando em um bloco, nosso sofrido povo trabalhador vai levando, sorrindo para não chorar e amortecendo a crise na base do suor e cerveja…

… E com muita criatividade quando o assunto é protestar e gritar Fora Temer!

Desfile da Paraíso da Tuiuti ironizou os “paneleiros”, o “pato da FIESP” e o “vampirão” Temer

Escola do Rio usou avenida para protestar contra a marginalização do povo negro escravizado, os ataques aos direitos da população – Reforma Trabalhista e Previdenciária – e denunciou a corrupção do Temer e de seu desgoverno!

No ano em que se completarão 130 anos da Lei Áurea, o desfile da Paraíso do Tuiuti marcou a primeira noite dos desfiles das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro, ao questionar a extinção da escravidão no Brasil e protestar explicitamente contra o presidente Michel Temer, ao satirizar os “paneleiros” e denunciar ataques aos direitos da população, como a reforma trabalhista.

O desfile da Tuiuti abriu pela exploração dos negros trazidos da África no passado e terminou tratando da precarização das relações de trabalho. Um dos carros fez referência direta a Temer, representado como um vampiro.

O samba-enredo da escola de São Cristóvão (letra e vídeo abaixo) lembrou a marginalização da população negra que se seguiu após a Lei Áurea, que não trouxe cidadania nem igualdade de direitos para os escravos libertos.

Na evolução do desfile, uma das alas da escola trouxe marionetes fantasiadas como “patos da Fiesp”, vestindo camisas amarelas como as da CBF, manipulados (representando os meios de comunicação) e batendo panelas. Logo depois, a ala Guerreiro da CLT representava os trabalhadores tentando se proteger dos ataques à CLT, fantasiados de Carteiras de Trabalho sujas, rasgadas e queimadas. O carro alegórico que encerrou a passagem da escola trazia como destaque um “Vampirão” usando uma faixa presidencial e notas de dólares como adereço.

Mas o povo não esquece o seu sofrimento e quer lutar por uma vida melhor, digna, decente!

Para lutar, e JÁ, temos

19 de FEVEREIRO:

DIA NACIONAL DE LUTA!

IMG_1473

IMG_1474

Leia aqui, no PDF, este panfleto da CSP Conlutas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*