Há 40 anos, no dia 17 de maio de 1979, em uma iniciativa política histórica e evidenciando um significativo ato de coragem, trabalhadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares realizaram a Assembleia de Fundação da Associação dos Funcionários do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (ASSIPEN).
Porém, antes desse dia histórico, os envolvidos enfrentaram inúmeras pressões, culminando inclusive em demissões. Mas eles não se abateram, ao contrário, seguiram firmes e determinados a lutar por seus direitos.
Acesse o link DIRETORIA e saiba quais os vários companheiros que, desde 1979, compuseram as diretorias de luta que estiveram a frente da ASSIPEN.
Lembrança…
A Assipen surgiu em momento de efervescência de lutas! O final dos 70 foi marcado pela ascenso do movimento sindical, com greves e mobilizações em diversas fábricas e em categorias como professores da rede pública e bancários.
As mobilizações dessa época iam muito além das, justas, reivindicações econômicas, eram os trabalhadores pedindo o fim da Ditadura!
Visando impedir a realização da assembleia de fundação, o Superintendente mandou fechar a portaria, obrigando os trabalhadores a passarem por um buraco na cerca, onde hoje é a portaria de frente para o prédio da Odonto, na Av. Professor Lineu Prestes, para chegar ao auditório do Instituto de Física, da Universidade São Paulo.
E assim nasceu a ASSIPEN, de uma iniciativa de cerca de 100 trabalhadores, que se uniram para transformar sua insatisfação e indignação em um movimento que buscava a valorização dos funcionários do Ipen.
Trechos do 1º Boletim da Assipen
“Queremos ser tratados com a DIGNIDADE que merecemos”,
“Apesar de tudo não nos intimidamos, a Assipen foi fundada e já conta com mais de 200 sócios, com apenas 15 dias de vida”.
Entidades que participaram da Assembleia de fundação
– Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (ADUSP)
– Associação dos Funcionários do Instituto de Pesquisas Tecnológicas S/A (ASSIPT)
– Associação dos Servidores do Hospital das Clínicas
– União Nacional dos Servidores Públicos (UNSP)
– Associação de Funcionário da Universidade São Paulo (ASSUSP – atual SintusP)
A primeira reivindicação da Assipen, foi pela imediata readmissão dos funcionários demitidos naquele período de formação da Associação.
Ainda em 1979, os trabalhadores realizaram a primeira greve, reivindicando correção salarial. O movimento contou forte adesão dos funcionários. Foram cerca de 30 dias de paralisação!
Em meados de 1983, a sede da Assipen chegou a ser expulsa do IPEN. A Assusp, atual Sintusp, convidou a Associação para dividir o espaço com eles. Somente em 1985 a Assipen retorna para o Instituto.
Unificação das lutas
Ao longo dos anos, as dificuldades encontradas nas duras negociações das campanhas salarias apontava que a unidade entre os diferentes setores de servidores públicos federais era o caminho para conquistar as reivindicações do funcionalismo.
Trecho do boletim da Assipen, de nº 4, de dezembro de 1979, aborda este tema.
“Maiores conquistas só não foram possíveis devido, principalmente, ao caráter isolado da mobilização. Aprendemos que nas próximas campanhas teremos que nos unir de fato, interna e externamente ao IPEN. Internamente, devemos conduzir nossas mobilizações todos juntos, pessoal técnico e administrativo. Externamente, precisamos participar da Campanha Salarial unificada do funcionalismo.”
Sendo consequente com essa análise, na década de 80, a Assipen participava da luta geral através da Coordenação Geral dos Servidores Públicos Estaduais.
Com a Constituição Federal de 1988 permitindo a sindicalização dos servidores públicos, a Assipen promoveu uma ampla campanha, com debates e plebiscito, para filiação dos servidores do IPEN a um Sindicato.
Em 1993, uma assembleia da Associação referendou a decisão do plebiscito pela filiação dos servidores do IPEN ao Sindsef-SP, sindicato que representa os trabalhadores Federais no Estado de São Paulo.
Desde então Assipen e o Sindsef-SP caminham lado a lado em defesa do serviço público e pela valorização do servidor!
Conquistas
A criação da Carreira de Ciência e Tecnologia é certamente uma das principais conquistas, pois significou a valorização dos servidores.
Na sequência, a Assipen, ao lado de outras Associações, conquistou uma Tabela Salarial para a Carreira de Ciência e Tecnologia, com ganhos econômicos significativos para os trabalhadores do Instituto.
A estrada até aqui trouxe conquistas importantes! Mas a luta continua e os desafios atuais remetem ao tempo da fundação, sigamos juntos e vamos lutar para garantir e ampliar os direitos duramente conquistados.
Vídeo histórico da Assipen
OBSERVAÇÃO: Esse texto foi produzido pela jornalista Fábia Correa, a partir de entrevista realizada com Wilson, antigo funcionário do Ipen e fundador da Assipen. A ideia daqui para frente é dar vida a esse espaço, não somente publicando a entrevista de Wilson na integra, como também outras entrevistas e artigos que retratem a história de lutas e conquistas da Assipen.
Faça um comentário